BIOGRAFIA

Conheça o Erich Cardia e os integrantes da banda.

Erich Cardia

(23) nasceu e cresceu em Niterói, Rio de Janeiro. Imerso em uma atmosfera excepcionalmente artística – o pai, Wallace Cardia, é músico e produtor audiovisual; a mãe, Chrystiane Corrêa, é artista visual e pintora -, Erich desde cedo, naturalmente, se interessou por música. Quando criança, na medida em que desenvolvia os talentos, entre desenhos e rabiscos, involuntariamente criava sua trilha sonora, em paralelo, as muitas canções que formatariam mais a frente suas bases e influências na música. Ainda na infância, esboçava letras e frases soltas em materiais comuns ao seu universo, e como soma, também se deixava acompanhar nos shows e eventos desenvolvidos por seu tio, o renomado cenógrafo e artista gráfico Gringo Cardia. Nessa época, as dissonâncias e as concordâncias dos sons e melodias permeavam coerentemente sua jovial percepção, sem, necessariamente, saber como discernir-las em termos técnicos. Aos 11 anos obteve uma confirmação natural perante tudo aquilo que vivia e respirava, se pôs de frente com o desejo de expor sua arte através de letras e canções, em ser um porta-voz dessa grandiosa forma de expressão, começou dali em diante a beber cada vez mais da fonte do aprendizado, na intenção de se preparar para o ofício.
Aos 14 anos pôde pela primeira vez ter contato direto com um instrumento, um cavaquinho de um zelador que cuidava da casa de sua avó, e onde aprendeu a importância de uma ‘máquina se sons’ no seu processo de criação e comunicação; meses depois descobriria o violão e passaria a compor esporádica e intuitivamente. Com a convivência musical proporcionada em maior intensidade por seu pai, aos 15 anos compôs sua primeira canção, intitulada Legalize a Esperança – que gravaria no seu primeiro disco anos mais tarde – e começou então a se interessar de forma ainda mais efetiva pela profissão. No mesmo período montou uma banda de Rap, de nome Virtude Mc’s, e passou a se apresentar em shows, primeiro interpretando rimas e posteriormente assumindo o posto de vocal. Um ano mais tarde integrou o grupo Áudio Ativo, e, com o desejo de se expressar mais livremente como artista, de ter a autonomia da decisão e direcionamento da sua arte, saiu solo meses depois em busca de gravar seu próprio trabalho. Aos 22, unindo-se a um time de feras, entrou no estúdio para realizar seu primeiro registro. O álbum – intitulado Pelo Litoral, foi lançado em novembro de 2013, e foi produzido por Erich, Wallace Cardia, Pedro Braga e Hiroshi Mizutani. Com nove faixas e gravado em sessões realizadas durante todo o ano de 2012, o disco foi concebido nos estúdios Mega, Amadeu e Homestudio do Hiroshi, todos no Rio de Janeiro.
A concepção gráfica do projeto ficou a cargo de Gringo Cardia, e as fotos realizadas em belas praias cariocas embalaram um conceito visual particular, transmitindo um pouco mais do seu cotidiano de natureza e esporte. Ambientado em um conceito sonoro que privilegia a onda Surf Music, Pelo Litoral não se restringe ou se molda a um padrão, amplia então o leque e se desdobra do Reggae ao Rock – ora pop, ora psicodélico – sem perder sua autenticidade e direção. Os arranjos, muito bem cuidados e construídos, evocam a uma condição plena de paz de espírito e boas energias, na medida em que as letras (todas composições do próprio Erich) abordam temas variados e não menos coerentes com as ricas influências do álbum. As canções de trabalho são Rio de Janeiro, Guerreiro e Na Vibe Positiva, esta última ganhou recentemente registro em videoclipe poético e sensitivo. Explorando sua faceta nata de compositor, Erich aborda em seu trabalho temas contemporâneos, como a positividade jovem, o nacionalismo tão latino e tropical, e questões sobre a sociedade e a libertação individual mediante a música. Como produtor, desenvolve, cria, conduz e participa inteiramente de cada processo do seu trabalho, seja em registros de estúdio como também na elaboração de arranjos e de repertório. Atualmente encontra em estúdio compondo, produzindo, dirigindo e gravando um EP (ainda sem data de lançamento) com músicas inéditas em um estúdio montado em sua residência.

CONHEÇA OS MÚSICOS

erich-cardia-bio

Erich Cardia

Voz, Violão

Cantor e compositor.
Guilherme-Narciso-bio

Guilherme Narciso

Baixo

Baixista / Bass player
Henrique_Chaffin-bio

Henrique Chaffin

Guitarra

Guitarrista / Guitar Player
wallace-cardia-bio

Wallace Cardia

Bateria

Baterista e produtor audiovisual.

 

Top